segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Resultado duvidoso

Leio meio incrédulo que houve uma certa corrida de aliados do ex-prefeito Luciano Bispo para no apagar das luzes do prazo de filiação entrarem no PSDB, o partido dos tucanos. A minha incredulidade vem do fato de que é exatamente a alta esperteza que tem norteado a vida das lideranças políticas de Itabaiana em toda a sua história. Esperteza às vezes tão grande que acabou por atrasar a evolução do município numa confirmação de que, quando o feitiço é demais vira bicho e engole o próprio dono, ou criador.
O PSDB, apesar da hiper-blindagem do alto conservadorismo nacional expresso despudoradamente na Justiça, na mídia grande e em boa parte das confrarias profissionais, inclusive empresariais está em frangalhos; anda em baixa e, com certeza não será o grande partido de direita assumida e sem vergonha de se assumir como tal que brilhará no teatro nacional em tempos próximos futuros.
O PSDB foi criado aparentemente de centro esquerda e com a finalidade de ofuscar o brilho de novidade do PT; de tomar-lhe o discurso. Sua reprogramação para partido de direita o faz agora necessitado de uma urgente reengenharia, talvez uma refundação. Tornar-se um partido nacional de fato e não uma mera repetição do PRP – Partido Republicano Paulista da República Velha. No mínimo que venha a ser como o sucessor do PRP, a UDN. Porém, como o partido foi gerado para São Paulo impor-se ao resto do país é quase impossível que os doutores da USP e da FIESP queiram dividir poder com os pés raspados dos demais Estados da Federação.
Pois é exatamente nesse partido que ainda tem gente apostando por aqui. Sei não!