sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Sessão recordar é viver - Velhas sabedorias pop(II)

Brasil, Cazuza

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convercer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes d'eu nascer

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha

Brasil mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil qual é o teu negócio
Em nome do teu sócio
Confia em mim

Não me sortearam
a garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim
Ver TV a cores
na Taba de um índio
Programada pra
Só dizer sim, sim

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Crise de identidade

Apesar de verdade seletiva, como aliás tem sido quase todas as matérias políticas do Grupo Folha de São Paulo nos últimos tempos, uma meia verdade, portanto; mas é verdade nua e crua o disposto na matéria da Folha on line do último dia 06 (clique aqui para ler). Obviamente que o pau canta nas costas dos de sempre: políticos do PT, juízes sem pedigree e políticos do Nordeste em geral, mas não deixa de ser verdade, mesmo que pela metade.
A vinda do Desembargador Artêmio Barreto (ver materia no blog de Aninha Mendonça) – salvo lapso ou confusão na informação prestada pela Prefeitura Municipal de Itabaiana – tem um pouco da matéria da Folha: fogueira de vaidades. Nada contra uma autoridade judicial visitar a cidade, aliás, melhor seria que todas elas aqui residissem, entretanto, se o governador em exercício vem para “vistoriar obras”... fica um pouco esquisito até para o decoro do cargo já que o mesmo é por natureza substituto do substituto, uma exigência legal e necessária, mas daí a bancar o obreiro, sinceramente não há sentido.
Mesmo que a tal vistoria seja em obra do judiciário, aqui, pela efemeridade e natural descolamento da situação não é o governador em exercício quem deve aparecer e sim o presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
Obviamente que o governador em exercício jamais será lembrado por visitar canteiro de obras em Itabaiana ou qualquer outro lugar, e sim, pelos anais, por ter assumido o governo de Sergipe.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Sessão recordar é viver - Velhas sabedorias pop

Não Leve Flores
Belchior, Antônio Carlos Gomes (...) Fontenelle Fernandes - discos WEA (P
1976)

Não cante vitória muito cedo, não.
Nem leve flores para a
cova do inimigo,
que as lágrimas do jovem
são fortes como um
segredo:
podem fazer renascer um mal antigo.

Tudo poderia ter mudado, sim,
pelo trabalho que fizemos - tu e eu.
Mas o dinheiro é cruel
e um vento forte levou os amigos
para longe das conversas, dos cafés e dos abrigos,
e nossa esperança de jovens não aconteceu, não, não.

Palavra e som são meus caminhos pra ser livre, e eu sigo, sim.
Faço o destino com o suor de minha mão.
Bebi, conversei com os amigos
ao redor de minha mesa
e não deixei meu cigarro se apagar pela tristeza.
- Sempre é dia de ironia no meu coração.

Tenho falado à minha garota:
- Meu bem, difícil é saber o que acontecerá.
Mas eu agradeço ao tempo.
o inimigo eu já conheço.
Sei seu nome, sei seu rosto, residência e endereço.
A voz resiste. A fala insiste: você me ouvirá.
A voz resiste. A fala insiste: quem viver verá.

Qual é a de Déda?

Tá no Faxaju (aqui) que o governador Marcelo Deda esteve na quadra da Mangueira no último sábado juntamente com José Eduardo Dutra, presidente da BR Distribuidora e mais um time de figuras ligadas a promoção publicitária. Que estaria querendo o governador de Sergipe? Diversão? Promoção pessoal? Ou tentando algum recurso publicitário para o anêmico, quase inexistente turismo de Sergipe, através de uma das várias vitrines cariocas, como tem feito outro Estados e até países, como a Venezuela recentemente.
Em matéria carnavalesca Aracaju tem o melhor carnaval baiano fora de época do Brasil. É de fazer corar o banqueiro Barão de Maruim (inventor da cidade) e seu esforço – regado a copiosas propinas a autoridades baianas e sergipanas - para libertar de fato Sergipe da Bahia. Óbvio, ao turista interessaria Sergipe. Em se tratando de Bahia ele vai ver o original.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Quanto de dinheiro federal Maria terá (por enquanto) em 2008

Ao apagar das luzes de 2007 a prefeita Maria Mendonça conseguiu em Brasília a assinatura de contratos em vários ministérios que, juntos, somam a importância de R$ 3.436.150,00. Somados aos já existentes - pagos, porém, pelo que indicam as não conclusões, ainda pendentes - o valor total executável sobe para R$ 6.393.021,75, só em recursos oriundos da União.
Foram contratados no último dia 24 de dezembro os seguintes itens:
Pórtico na BR-235, acesso a Itabaiana (acreditamos que na ponte do Rio das Pedras, início do território do atual município): 195.000,00
Urbanização no Bairro Amâncio Oliveira (o bairro é a área entre o cemitério Santo Antonio e avenida do hospital, pelo lado esquerdo da Av Luiz Magalhães, sentido saída para Aracaju): 97.500,00.
No dia 26 foi firmado um novo para Construção/reparo de Escolas: 700.000,00
E no dia 31 o jumbo de 2.000.000,00 para Urbanização dos conjuntos da Fazenda Grande (Maria do Carmo, Miguel Pedro, e etc.).
Ainda há pendentes para execução os seguintes:
Calçamentos (genérico) 443.650,00;
Equipamentos de micro agro-indústria 40.878,00;
Agricultura orgânica 86.250,00;
Mecanização agrícola 438.750,00;
Melhorias sanitárias (restos a pagar das melhorias antigamente feitas pelo SESP como fossas, etc.) 80.000,00;
Calçamento e drenagem (restos) 141.618,75 ;
Praça no Bairro Santo Antonio (tudo indica que de fato, o Largo Simão Dias, na confluência dos bairros Mamede Paes Mendonça e Sitio Porto com o Centro): 219.375,00; e
Matadouro Municipal no povoado Roncador: 1.950.000,00.
Informa o SIAFI que nestes dois últimos casos o dinheiro já foi todo depositado na conta da Prefeitura, apesar da Caixa Econômica deixar a dúvida se os mesmos valores estão cem por cento liberados ou se estão sob bloqueio.
Já é uma grande melhora em relação aos outros anos da atual administração, porém ainda bem inferior aos quase dez milhões (atualizados) conseguidos em 2000 por Luciano Bispo. Também, mesmo com esse aporte de recursos, salvo uma compensação por parte do governo estadual, ainda será uma média abaixo da média dos dois mandatos de Luciano Bispo (apesar das então constantes perdas), mesmo descontada a torrente da era do eletro-cheque de 1998 (algo como 23 milhões de reais atualizados), e bem abaixo da possibilidade de alocação de verbas federais e da necessidade. Por exemplo, continuam sem serem contemplados os povoados já com formação urbana como o Carrilho, a Mangabeira, Terra Dura, Cabeça do Russo, Mangueira, Gameleira, Barro Preto, Lagoa do Forno, São José, entre outros, além do crescimento verificado noutros já com alguma urbanização como Ribeira, Bom Jardim, Cajaíba e o pior cartão postal de Itabaiana atual: o povoado Mundés, e seu aspecto de cidade do oeste americano com direito às nuvens de poeira do começo ao fim, quase na entrada do município na ligação com a Capital, e explodindo em crescimento sem planejamento nem infra-estrutura alguma. Também ainda é pouco diante do crescimento urbano observado nos bairros Sitio Porto, no José Milton Machado (Coruja), e Marianga. Logo, parece que continuaremos bem distante de por em dias a urbanização no município.