sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Donos da verdade.

Eis o típico caso de informação e contra-informação, aquela técnica de desviar do assunto principal com a imposição de outro de natureza supostamente igual ou semelhante.
O portal Itnet noticia que a Polícia Federal entrou no comitê da prefeita Maria Mendonça, candidata à reeleição, apreendendo vários objetos para investigação por suspeitas de compra de votos (que maldosos! De onde tiraram essa idéia?). Aí vem o radialista Edivanildo Santana em seu blog nabocadopovo, apresentador de programa de mesmo nome na rádio dos Teles de Mendonça pra acusar policiais civis de Sergipe, inclusive fora de suas atribuições territoriais, portanto em atos típicos de milícia, de estar cerceando o direito de ir e vir dos cabos eleitorais da prefeita, inclusive de forma grosseira. Sei...!
Como me dizia um saudoso amigo meu, pai de político: "político foi o cão que inventou!"
Güenta as orações, muiés!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Garoto sensação.

De estória em estória, não é que o deputado estadual Augusto Bezerra (DEMO) está se convertendo no grande “hit” político de Itabaiana? Já é referência pra acusar; pra ser desmentido e até pra desmentir. Como reza o bom manual da politicagem: ao sabor das conveniências.

Entre 17 e 21.

O que há de diferente nas pesquisas divulgadas nos pleitos de 2004(veja mais aqui) e essa de hoje? Em 21 de setembro de 2004 o CINFORM divulgou uma pesquisa pra lá de confusa em que Carlinhos (candidato de Luciano) supostamente estava com 44,7% de preferência contra apenas 31,3% de Maria. Ao abrir das urnas quinze dias depois verificou-se a “virada” de Maria que ganhou a eleição. Ora, ninguém em Itabaiana consegue tirar quinze pontos de vantagem, principalmente em apenas quinze dias. A de agora, apesar de surpreendentemente já dar uma aura de consolidação do quadro, deixa os números mais modestos. Outra estranheza na pesquisa de 2004 é o número de brancos. Quanto ao número de indecisos achei perfeitamente normal para um lugar em que quatro anos antes, oitenta por cento já sabe em quem votará na próxima eleição e os outros vinte por cento é quem de fato resolverão a parada. Já nessa agora, insisto, o número de indecisos de apenas seis por cento é questionável.

Mais detalhes da pesquisa atual aqui(clique).
P.S. Consegui entrar no site do TRE/SE, todavia, os registro de pesquisas se acham desatualizados.

Sobre números

Os números da pesquisa eleitoral para prefeito, realizado pelo instituto SOMA em Itabaiana, e publicados pelo Jornal da Cidade, da capital, somente me surpreende pela situação compacta ali apresentada: apenas oito por cento entre brancos, nulos e indecisos. Confesso que acho muito pouco a ainda quase trinta dias do pleito (a pesquisa é do dia 11). Todavia é considerável o aspecto da rejeição com alto número em relação à prefeita e um número também não tão confortável ao ex-prefeito, e pleiteante à volta. Jamais Luciano teve além de 22 por cento de rejeição; coincidentemente, a base dura, consolidada, dos Teles de Mendonça. Por outro lado, a rejeição à prefeita, que sempre foi alta, desta feita foi às nuvens, especialmente em se tratando de alguém em pleno exercício de mandato. Em geral ela sempre e também coincidiu com o eleitorado contrário consolidado, liderado há vinte anos por Luciano Bispo, algo em torno dos 28 ou 30 por cento. No mais é perfeitamente perceptível o maior nível de manifestação em relação a Luciano. Repito, o que me surpreende é o nível de decisão a ainda trinta dias. A proporção entre candidatos é natural. Em todos os pleitos em que concorreu Maria sempre saiu bem atrás, por isso é que esperaria normalmente essa proporção; porém, quanto aos números globais, achei-os consolidados cedo demais. Especialmente porque muita gente anda calada. Não fossem os valores de rejeição desconfiaria de imediato.
Mas... eis aí.
P.S. Desde meio dia que tento acessar o sítio do TRE de Sergipe para possíveis maiores dados sobre a dita pesquisa sem sucesso. O mesmo parece estar congestionado.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Coisas de ontem e de hoje. De sempre?

Tomo emprestado o título, que aqui se faz amargo, de um outro, doce, qual seja, o nome de saudoso programa de rádio apresentado durante anos na ex-Rádio Cultura de Sergipe pelo colega e amigo Irandi Santos, antes de os fundamentalistas acabarem com a obra evangelizadora de D. Távora.
O título é para ilustrar o quanto velhos problemas se mantêm atuais. Em relatório sobre a violência policial no Brasil, a ONU acusa o sistema jurídico brasileiro de criar – traduzindo para a linguagem popular - o crime de bandido e o crime de policial, este inimputável, o que favorece ao recrudescimento da violência em nome da Lei (mais aqui). Ou ajeitado nela. Isso nos leva ao Relatório de segurança do governo provincial de Sergipe, em 04 de março de 1861(*):
Duas são - na minha opinião - as reformas essenciaes que pedem as leis criminaes e do processo; para conseguir a segurança individual e de propriedade:
Acabar com a distincção de crimes públicos e particulares, e dar sempre ao crime o caráter que tem, e a pena que exige para o reparo da sociedade que é sempre offendida, e que sempre deve accusar.
2º (...)

Repetindo: isso foi em 1861.


(*)In
Relatório apresentado à Assembléia Provincial de Sergipe no dia 04 de março de 1861, pelo Presidente D. Thomaz Alves Junior. P. 08. Typographia Provincial de Sergipe. 1861.