sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Que coisa!

Como é que se passa um quarto de século lutando pra se conquistar um governo, e se chega a ele sem preparo algum, seja técnico ou político, sem um projeto transformador, e num dos lugares de política mais complicada do mundo?
João não está brincando (mais aqui).

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Aos prefeitos chorões.

Exultai, ó excelências! Pacote de bondades do Governo Federal está a caminho. Vale, contudo, lembrar que não se deve forçar a barra; ela vai acabar por quebrar um dia.
Mais aqui (clique)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Frases

"Eu lutei por democracia foi para que vocês pudessem se manifestar; não pra me darem de paulada na cabeça!"

O “turrão” Mário Covas ao enfrentar os professores em greve diante da Secretaria de Educação de São Paulo. Fez nove anos no último 03 de junho.
Frases interessantes de se lembrar quando pessoas estão esquecendo que o sagrado direito de opinar é também o mesmo de receber a contra opinião.
Isso se chama liberdade. E tem um nome ainda mais sagrado: Democracia.

Sobre o perímetro da Ribeira.

Se o dotô fizer assim, salva o povo do sertão. Quando um dia a chuva vir, que riqueza pra nação. Nunca mais “nóis” pensa em seca, vai dar tudo nesse chão, como vê nosso destino, “‘Mecê” tem na vossa mão.

Luiz Gonzaga In Vozes da seca

Quando foi iniciado, ao fim de 1985, até a conclusão, por volta de 1988, a região sul do município de Itabaiana bem, como a região noroeste do município de Areia Branca receberam, além da irrigação propriamente dita:

  1. reconstrução de todas as principais estradas, inclusive as centenárias como a Estrada Real de São Cristóvão, desde o Forno até o povoado Cajueiro de Areia Branca; e a estadual (Rodagem Velha, primeira para Itabaiana) na parte esquecida pelo governo do Estado, desde o Distrito Industrial até a Lagoa do Forno.
  2. eletrificação de todos os principais povoados nos dois municípios, em alguns por completo;
    construção de postos de saúde, muitos de utilidade duvidosa, diga-se, e prédios escolares, além de pontes e ponteões, Centro Comunitários outros que sequer eram necessários ou pouca serventia tiveram.

Atualmente, além da reengenharia do projeto produtivo que se acha meio cansado, ainda temos as seguintes necessidades no local, delas urgentíssimas:

  1. planejamento e execução de política ambiental na bacia do rio das Pedras, haja vista toda a água de irrigação sair de sua barragem que ainda abastece para consumo direto Itabaiana e outros municípios;
  2. política de saneamento ambiental nos povoados, especialmente aqueles já com formação urbana: Carrilho, Mangabeira, Rio das Pedras, Gandu II, São José, Cajaíba, Mangueira e Taboca em Itabaiana e Areias, Baixa Fria, Boqueirão, Canjinha, Junco, Rio das Pedras e Serra Comprida em Areia Branca. Destes, apenas Cajaíba tem pavimentação, em Itabaiana; e Junco, Serra Comprida e Rio das Pedras, em Areia Branca. Todos jogam o esgoto dentro de córregos e riachos que abastecem a barragem de onde bebemos.

Os dados sobre esquistossomose na área, especialmente nos povoados em torno da Barragem são preocupantes. E só existe uma resposta satisfatória pra isso: saneamento básico. Tudo o mais é paliativo.
Portanto, o anunciado pelo governo Marcelo Deda para a região (mais aqui) é muito pouco. Acho que dá pra fazer bem mais.

...

Obs. (no link para o Orçamento Geral da União, ao abrir a primeira página, vá até a 4ª pra vero disponível para esse tipo de projeto)

....

Correção: Onde se lê "noroeste" do município de Areia Branca leia-se sudoeste. (atual. 09/08)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mateus, 19; 21 e 22.

Toda vez que ouço ou leio sobre apoios na política me vem à mente o disposto no Evangelho segundo Mateus:

"Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!
Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens."

Não é bem uma questão de interesse espúrio; é questão de sobrevivência. De apego a aquilo que se conquistou.
É necessário aplicar muita força para partir uma molécula, já o sabem os químicos; muitíssima mais para partir um átomo; bem o sabem os físicos-atômicos.
É como certas candidaturas que se acendem por aí, inclusive essa de Nilson Lima. Simplesmente, não dá para acreditar.